2008
A toda a família do
Atlético Clube do Cacém
O orgulho em ser do Atlético do Cacém fez com que eu criasse este espaço. Um espaço para informar todos os sócios e adeptos e levar o nome Atlético Clube do Cacém aos quatro cantos do mundo. UMA VEZ CACÉM SEMPRE CACÉM! APOIEM O NOSSO CLUBE!
Estrela de Vendas Novas 2-0 Atlético do Cacém
por Nuno Gaspar
Neste Sábado a nossa equipa teve mais uma deslocação a terras que definitivamente não pertencem á Série E (Zona Territorial da Associação de Lisboa), mas é o Futebol que temos. Á partida era um jogo bastante importante para o nosso Cacém, pois tratava-se de uma equipa que tinha um fosso de seis pontos na pauta da tabela classificativa e uma vitória caia que nem "Ginjas". Mas neste jogo faltou a Estrelinha da equipa da casa e o estrela baseou o seu jogo no chamado "Anti-Jogo", passando a maioria da partida a caírem para o chão para ganhar mais uns minutitos extras, mas enfim... Num Municipal bastante grande e muito "Jeitoso", ambas as equipas a necessitarem de pontos entraram algo relutantes pois qualquer falha era prejudicial. A primeira ocasião veio por parte da equipa da casa por Marco Fadista numa finalização de cabeça por cima da barra. A equipa da casa claramente entrou a crer dominar em todos os sectores do jogo e era quem detinha mais posse de bola. na passagem do primeiro Quarto de Hora, Sapo tem um pontapé do meio do meio campo ofensivo e faz a bola passar com muito perigo a rasar a barra. Minuto 18' jogada estudada da equipa da casa na marcação de um livre, fazem a bola roçar a baliza de Tecelão, no contra ataque Pedro Augusto também teve um excelente remate de fora da área. Mesmo com a equipa da casa a deter a supremacia, ambas as equipas já melhoravam e muito a qualidade da troca de bola num jogo que claramente começava a ter interesse. Na defesa Sapo e Bruno Andrade continuavam nos níveis que nos têm vindo a habituar, Paquete entrou muito bem nesta nossa equipa como defesa direito, Francisco Venda é outro reforço que veio para ficar leva a equipa para a frente com a companhia de Rodinhas e Quinaz que hoje foi titular. Pedro Augusto continua muito esforçado no ataque do Cacém acompanhado com o sempre incansável Casquinha. Á passagem da meia hora o jogo começava a ser mais ríspido e o árbitro vindo de Setúbal começava a tomar conta das rédias do jogo mostrando três amarelos. Minuto 37' primeiro Balde de água fria para a nossa equipa, num lance de ataque de Patrick, João Paquete tira a bola de cima da linha de golo, mas no ressalto da bola Marcelino de primeira remate cruzado para dentro da baliza de Tecelão que tapado não viu a partida da bola. Min 40' Paquete tira um um excelente cruzamento para a cabeça de Casquinha fazer passar a bola muito perto da baliza á guarda de Hugo Alves. Antes do final da primeira parte João Raimundo mais uma vez se vê obrigado a mexer no onze devido á saída por lesão de Bruno Andrade, entrando Cláudio Lourenço o último reforço deste defeso, mostrando-se que também podemos e sem sombra de dúvida contar com ele.
A segunda parte da partida começa com uma constante, os jogadores da casa a "atirarem-se" sempre que podiam para o chão, um anti-jogo muito visto no Municipal de Vendas Novas. a nossa equipa entrava mais pressionante no meio campo mas faltava sempre qualquer coisa. e contra a corrente do jogo mais uma vez a equipa da casa chegava ao segundo golo por Marco Fadista á passagem do Min 72'. A partir daqui, O nosso Mister fez entrar Hugo Dias que mesmo "tocado" veio impor uma maior velocidade e teve logo um lance de levar a bola á barra, definitivamente a "estrelinha" não estava connosco. Diogo Cardoso também teve a sua estreia e também me pareceu termos jogador para ajudar. Uma vitória de uma equipa que mesmo não merecendo, teve a Fortuna do seu lado nos golos apontados mas primaziou por um jogo de bastante perca de tempo... mostrado pelos 8 Minutos de desconto dados pelo senhor Juiz, tempo dado para esbater mais de vinte e cinco minutos perdidos...Atlético Clube do Cacém 1 Alcochetense 0
Numa semana de muitas definições internas, a nossa equipa entrava para esta partida com o pensamento na vitória pois só este desfecho servia os nossos pensamentos. E foi o que felizmente e para gáudio tanto dos adeptos como dos nossos jogadores que já mereciam uma vitória á muito tempo. Na primeira parte a nossa equipa teve o claro domínio do jogo uma equipa que entrou com elevados índices de concentração e onde uma boa posse e troca de bola era uma constante. foi ao minuto 20 que Tecelão foi chamado pela primeira vez a intervir numa excelente defesa algo aparatosa e com um grau elevado de dificuldade a um remate de Ismael, um atacante poderoso e versátil. Hugo Dias no contra ataque quase fazia o primeiro do Cacém, uma iniciativa pelo flanco esquerdo, de um jogador que está em crescendo de forma. Minuto 24, foi a vez de Vasco Franco num remate frontal, por cima. Neste momento ressaltava o excelente meio campo imposto pelos nossos três "Mosqueteiros", Nuno Veludo, Vasco Franco e um Francisco Venda que veio dar uma excelente ajuda ao nosso Clube. Faltava saber quem seria o D'Artagnan. 32 Minutos mais uma vez Hugo Dias com as suas jogadas baseadas em sprints longos e "confrontos" corporais, davam algum alento aos nosso associados que hoje começaram a aparecer. Minuto 38, mais outra defesa do outro mundo de Tecelão a negar um golo proveniente de livre directo, numa excelente defesa de elevado recorte técnico. Sapo comandava uma vez mais a nossa defesa com a ajuda do sempre incansável Bruno Andrade, desta vez Ivo teve um pouco mais de trabalho defensivo, mas nunca deixando de ajudar defensivamente e trabalhar para o ataque. Mesmo no finalzinho da primeira parte por Nuno Veludo a nossa equipa teve uma oportunidade de desfazer a persistente igualdade, Veludo rompendo pelo flanco direito e vendo que o Guarda-redes forasteiro saia-se das suas redes, tentou o chapéu ao mesmo mas sem efeito passando a bola muito perto do poste.
Com o início da segunda parte o treinador forasteiro Carlos Lóia mexia na sua equipa e conseguiu ter uma supremacia de aproximadamente 20 minutos, em que a nossa equipa tinha muita dificuldade de se adaptar à velocidade imposta pelos forasteiros. Mesmo assim e num claro lance de contra ataque e após um cruzamento de Veludo, Casquinha de Cabeça quase marcava, para galgo da assistência que já gritava golo. minuto 68 mais uma cabeçada de Casquinha que hoje e mais uma vez foi um batalhador "Nato", João Raimundo com a expulsão de Tiago Cruz que vindo do Banco esteve 15 minutos em jogo, colocou toda a "carne no assador" e fez entrar Rodinhas e Quinaz, que trouxeram outra velocidade ao ataque. Quinaz entrou a todo o gás e contribuiu e de que maneira para mais uma vitória e que importante vitória do nosso Cacém, poderia ser o nosso D'Artagnan pela atitude imposta em campo mas com mais minutos de jogo Hugo Dias Merecia esta distinção pela força infringida ao jogo. Mas ao minuto 85 aparecia num remate de crer e garra efectuado pelo nosso Casquinha e para a exortação de sentimentos á muito acumulados de várias semanas, surgiu o golo que todos os nossos jogadores mereciam ,quer pelo trabalho semanal, quer por toda a dedicação que também eles incutem em todos os jogos efectuados. Merecidamente chegamos á vitória que já nos pertencia desde a última jornada... Mas Vamos em frente e sempre com a mesma atitude.
01 - Hugo Tecelão
02 - Bruno Andrade
03 - Sapo 41'
04 - Ivan Menezes 76'
05 - Ivo
06 - Vasco Franco 58'
07 - Hugo Dias 84'
08 - Francisco Venda
09 - Pedro Augusto 70'
10 - Casquinha (Cap.) 85' 9'
11 - Nuno Veludo 70'
Banco:
12 - Pedro Correia
13 - Paquete 84' 89'
14 - Sandro Conceição
15 - Pedro Coelho
16 - David Martins
17 - Rodinhas 70'
16 - Quinaz 70'
Treinador: João Raimundo / B.Fonseca / R.Cabrita Massagista: Elisabete
Delegado: Júlio do Carmo
Este fim de semana devido à realização da Taça Eusébio não se realizam encontros da 3ª Divisão Nacional, oportunidades para os nossos guerreiros descansarem para no regresso dos campeonatos voltarem ás vitórias.
Vamos então esta semana fazer uma retrospectiva de tudo o que podia ter acontecido ao nosso Atlético do Cacém.
Em relação ao Seniores, tem sido uma primeira volta muito irregular, para desespero de todos os nossos adeptos. Depois de um começo tringuelitante com um empate caseiro, uma derrota forasteira e uma vitória em casa, a nossa equipa partiu para exibições de luxo, com vitória para a Taça de Portugal pelo meio, parecia que mesmo sendo sem sombras de dúvida a equipa mais jovem que compete nesta série E, e possivelmente … em tudo o campeonato da IIIª Divisão, parecia mesmo um princípio de sonho, para todos estes jovens, mas … tinham que aparecer os problemas.
Primeiro veio o flagelo das lesões que derreteu a nossa defensiva, depois mais tarde vinha a “crise” na Equipa B, manifestada tanto com o seu menos bom arranque, tanto com manifesta de falta de apoio. Depois e para finalizar veio agudizar-se com uns pozinhos de “perlimpimpim” vindos das arbitragens. Isto tudo somado mesmo com um Futebol por vezes jogado a um nível bastante interessante (quem se deslocou a Sintra esta semana sabe o que digo) só uma equipa do outro mundo conseguiria fazer bem melhor. Por isso nesta semana e com todos estes problemas, mais um surgiu, “A Demissão do Sr. Fernando Lopes, O Presidente”.
Nesta semana todos temos de pensar se é isto que queremos para o Clube. Esta instituição merece que seja vista com outros olhos a nível exterior. Vamos aproveitar este momento para acalmar-mos e para em reflexão pensar-mos o que queremos para o nosso clube. Pois vamos passar no dia 17 uma grande oportunidade de todos nos juntarmos e unidos levar esta instituição definitivamente para onde merece estar. Para esta nossa espectacular equipa de Futebol poder mostrar tudo o que sabe mas por favor, tem de ter paz e sossego.
Em relação ao Juniores, este está a ser um princípio muito prometedor de campeonato. Depois de ter jogado contra equipas que conjuntamente com a nossa têm condições de subida, e de fazer excelentes resultados contra as mesmas, os nossos Juniores já passaram pelo comando, mas estão a bater-se contra equipas que também têm “Orçamentos” para esta competição, condições bastante diferentes daquelas que os nossos meninos têm, mas não é por isso que a nossa equipa se deixa abater e com humildade e muito orgulho representam a nossa instituição. Eu um dia disse-lhes que este ano podem ficar inscritos na História do clube, como sendo o ano da subida aos Nacionais, a História não se apaga, reescreve-se…Por isso e para finalizar vamos continuar a dar o nosso total apoio a mais esta equipa do nosso Atlético. Uma equipa que também “Fornece” jogadores aos Seniores, podendo assim dizer que a qualidade do plantel é muito boa.
Nos Juvenis, este ano a batuta é a mesma, com muito trabalho e dedicação os novos treinadores estão a dar do coração tudo o que podem, e está a notar-se na competição, esta equipa este ano mesmo envolvida numa competição bastante feroz está a dar conta de si. Está em terceiro e muito juntinha dos primeiros. Tem feito um campeonato sem mácula e bate-se muito bem, é neste momento a melhor defesa do seu campeonato, para o Futuro está assegurado a continuidade do trabalho em prol do nosso Cacém, para uma Futura subida a um campeonato mais participativo e regular, para uniformizar as nossas competições. Vamos no próximo Domingo dia 16 pelas 10.30 apoiar pela última vez este ano, estes maravilhosos jovens em mais um encontro “explosivo” frente ao Mem Martins. Depois os nossos jovens vão descansar para o Natal, regressando dia 5 de Janeiro.
Já nos Iniciados, estes também têm um campeonato um pouco irregular. São muitos jovens que começam este ano e com muito trabalho já estão a entrar nos eixos, fizeram o seu melhor jogo contra um Benfica que não merecia ter ganho, mas ganhou e retirou três pontinho que eram bem precisos, mas depois de ter passado esse obstáculo tivemos mais uma importante vitória. Estes jovens estão a caminhar também para uma boa classificação, esperando que a época Natalícia sirva de recomposição de forças, para um bom regresso à competição.
No Futsal, esta equipa parece que foi criada para as subidas… Depois de duas, este ano estamos à espreita da terceira, está a ser também um bom início de campeonato, o novo treinador tem trazido a esta modalidade mais experiência e conseguiu incutir um espírito de “Guerra e Luta” até ao fim. Quem assiste aos jogos desta excelente equipa não vai embora desiludido, pois fica reconfortado mesmo se a nossa equipa perder, que eles deram tudo o que puderam. Por isso venha você mesmo ver com os seus olhos e apoiar no Pavilhão da Escola Secundária Gama Barros, a nossa equipa de Verdadeiro Futsal…Esta equipa está em terceiro lugar e à espreita de uma subida mais que possível.
Agora nas Escolinhas:
- Infantis A entram para a última jornada em lugar de apuramento para uma segunda fase de primeiros, neste Sábado pelas 9.30 joga a sua continuidade contra o Rio de Mouro que também está à espreita.
- Infantis B, mesmo tendo feito um grande jogo contra o Estrela das Amadora, esta nossa equipa não conseguiu ultrapassar o Quarto Lugar e continua a competição na luta por lugares mais baixos.
- Escolas A, a equipa vai entrar na última jornada de folga e em Segundo lugar, esperando que, o 1º de Dezembro ganhe ao Mem Martins, ou o Arsenal 72, empate ou perca com o Rio de Mouro, ficamos á espera.
- Escolas B, estão apurados para lugares um pouco mais baixos.
Agora só tenho que reafirmar:
Se todos vocês quiserem ver todas estas equipas em competição, têm de se juntar e ajudar a nova direcção que irá sair nestes dias. Vamos todos juntos erguer esta instituição que tão bem merece.
Viva o Cacém, Viva o Atlético, Força ACC…
Comentário no site SintraSport :
"GRANDE GASPAR efectivamente a tua DEDICAÇÃO PELO CACÉM É IMPAR...O TEU GOSTO PELO AMARELO E AZUL..É IMENSO...O TEU AMOR PELOS ATLETICOS É MAIOR QUE O DO ROMEU POR JULIETA...por isso..torço também pelo o teu cacém...o vosso site e os blogs..que andam na net teus, do sinosgas etc...falando.comentando e mostrando fotos dos vossos jogadores ..acho que nenhum clube em Portugal terá um apoio cibernauta por detrás como o AT.CACÉM terá...acho que o o CLUBE DEVIA VOS HOMENAGEAR.porque vocês HOMENAGEAM O CLUBE MINUTO A MINUTO.PARABENS..pena TU E SINOSGAS não serem do LINDA VELHA..o rui lopes está quase...OS ADEPTOS deviam se poder tb adquirir..MAS HÁ COISAS QUE NÃO TÊM PREÇO..." pelo leitor João Matos Reis
NDR Blogue ACCacém :
Os meus agradecimentos, é com agrado que vejo o trabalho tanto meu como o do Gaspar serem reconhecidos publicamente, principalmente o Nuno Gaspar merece um reconhecimento meritório por tudo o que fez e faz actualmente pelo Cacém. Em meu nome pessoal os meus agradecimentos.
Direcção do Cacém demite-se por “falta de lealdade” e acções de alegada oposição interna.
Assembleia Geral na próxima semana.
Presidente do clube refere que, se por altura das eleições “a "oposição” estava escondida contudo, hoje esta apareceu, não respeitando as mais elementares regras democráticas e mais elementar ainda, de civismo”, em carta dirigida ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Ao Alvor de Sintra, o dirigente justifica a sua demissão, apresentada na última semana, com “a falta de lealdade” da junta de freguesia do Cacém e considera que os apoios devidos ao clube, “não são apenas visíveis no dinheiro”.
O Atlético do Cacém deverá avançar para Assembleia Geral na próxima semana, ao que apurou o Alvor de Sintra, depois da demissão apresentada pelo seu presidente, José Fernando Lopes, a 30 de Novembro. Em Assembleia Geral Extraordinária, o dirigente apresentara a sua demissão, referindo em carta entregue ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Jorge Alves.
No documento, a que o Alvor de Sintra teve acesso, Jorge Fernando Lopes recorda a eleição dos actuais corpos dirigentes “nas eleições do clube mais concorridas de sempre”, em que, refere o dirigente, “a «oposição» estava escondida contudo, hoje esta apareceu, não respeitando as mais elementares regras democráticas e mais elementar ainda, de civismo”.
Em declarações ao Alvor de Sintra, o presidente demissionário confirma a ruptura e refere que “esperava lealdade” de entidades como a junta de freguesia do Cacém. O dirigente aponta falhas à autarquia no apoio ao “maior clube da cidade” e refere que os apoios devidos ao clube, “não são apenas visíveis no dinheiro”. Questionado pelo Alvor de Sintra, o presidente da Junta de Freguesia do Cacém, José Faustino, preferiu não comentar a situação.
Na Assembleia Municipal de Sintra de 29 de Novembro, o presidente do Cacém interveio, referido que “a Câmara Municipal de Sintra fez com que o clube crescesse” e agradecendo ao executivo o pagamento da inscrição do clube da Associação de Futebol de Lisboa. O dirigente informou também a assembleia do fim da equipa “B” do Cacém e de dificuldades financeiras no suporte da equipa de júniores, caso esta suba de escalão na próxima época.
Retirado do Alvor de Sintra
VISITE O NOVO SITE NÃO OFICIAL EM WWW.ATLETICODOCACEM.COM
Quando por vezes vou a certos encontros e olho em redor e vejo a falta de comparência de adeptos nos campos espalhados por este país fora, pergunto porquê, ora todos os que estiveram ontem no Cacém, sem excepção perceberiam porquê. Com senhores tipo Carlos Cordeiro que mais não fazem do que apitar a tudo e a mostrar cartões atrás de cartões, não se estranha que as pessoas fiquem em casa.
Mas vamos ao jogo que no fundo era o que interessava a todos. O Cacém com muitas adversidades, com dois centrais adaptados, Vasco Franco e Ivan Menezes, que rubricaram uma excelente exibição, começou o encontro a tentar surpreender e logo aos 8 minutos Nuno Veludo centra para Casquinha rematar à figura de Casquinha. O Igreja Nova conduzido por um experiente Rodolfo não deixava de atacar e em dois minutos criou duas oportunidades de perigo, uma para defesa de Tecelão e outra em que a bola chegou a entrar na baliza mas golo prontamente anulado por falta sobre o guarda-redes da casa.
O jogo tornava-se incaracterístico com muita bola pelo ar, e jogado a meio campo e à passagem da meia hora o Igreja Nova domina e volta a criar perigo, com Bonifácio a atirar ao lado aos 30 minutos e aos 36 minutos num livre directo a rasar o poste com Tecelão batido. Chegava-se aos últimos cinco minutos e novamente numa jogada pelo lado esquerdo o Igreja Nova remata à malha lateral. E aos 42 minutos depois de uma falta clara não assinalada sobre Casquinha em rápido contra ataque, o Igreja Nova chega ao golo por Bonifácio. Ainda antes do intervalo falha clamorosa de um jogador do Igreja Nova após remate ao poste, daqueles lances inacreditáveis.
Para a segunda parte João Raimundo altera o ainda onze com a entrada de Matias, que iria dar mais vivacidade ao ataque, pois Nuno Veludo e Rodinhas ontem muito desinspirados o não conseguiam fazer. E nos primeiros minutos do segundo tempo o Cacém rematou por duas vezes, Casquinha de cabeça ao lado e Pedro Augusto a passe de Matias atira ao lado. Então começa a aparecer a figura do encontro, o Sr. Carlos Cordeiro expulsa Vasco Franco por acumulação de amarelos numa falta normalíssima, e começa aí a distribuição de cartões talvez por estarmos em época natalícia. O Cacém a perder e com menos um não desiste e Casquinha em esforço atira ao lado. Nesta segunda parte , o árbitro dominou e aos 29 minutos expulsa Ivo Ribeiro e uns minutos depois Casquinha por palavras, espectáculo estragado por alguém sem as mínimas capacidades para dirigir um encontro de futebol. Com menos três elementos o Cacém nunca desistiu, João Raimundo ainda colocou o avançado Castor e num encontro totalmente partido o Igreja Nova ganhava natural ascendente e sem surpresas chegou ao 2-0 por Pedro Jorge, jogador que já passou pelo Cacém. Antes Tecelão por duas vezes negou o segundo golo aos homens do Igreja Nova mas não teve qualquer hipótese e o Sr. Cordeiro ainda motivou a gargalhada geral ao expulsar o central forasteiro Luís Freitas também por palavras, talvez pensando que o jogador ainda era do Cacém. Nos derradeiros minutos o Cacém numa insistência, Matias centra e Pedro Augusto finaliza, golo de honra muito merecido para os jovens do Cacém.Campeonato Distrital A.F.L. Juvenis 1ª Divisão 8ª Jornada
Atl.Cacém | 4 | 0 | Algés |
28' João Gomes 40' Lacerda 55' Ilmo 65' Sílvio |
Campeonato Nacional Seniores 3ª Divisão 11ª Jornada |
Atl.Cacém | 1 | 2 | Igreja Nova |
90' Pedro Augusto | Bonifácio 43' Pedro Jorge 85' |
Campeonato Distrital A.F.L. Juniores 1ª Divisão Honra 9ª Jornada |
Tires | 0 | 0 | Atl.Cacém |
Campeonato Distrital A.F.L. Futsal 1ª Divisão 9ª Jornada |
Atl.Cacém | 5 | 3 | Oficinas S. José |
1' 6' 42' 47' Bruno Martins 12' Milton |