Google
 

quarta-feira, 6 de maio de 2009

At. Cacém - Primeiro jogador 'made in' Cacém

Ricardo Fernandes começou a jogar no clube aos 8 anos Percorreu todos os escalões de formação e agora estreou-se nos seniores É nesta altura exemplo para os mais novos

No último fim-de-semana (ndr: Jogo com 1º Dezembro), os adeptos do Atlético do Cacém ficaram a conhecer o primeiro jogador made in Cacém. Em 67 anos de história, apareceu pela primeira vez um atleta que jogou em todos os escalões da equipa do concelho de Sintra. Ricardo Fernandes, é este o nome da estrela do momento no clube, já um exemplo e incentivo para os mais novos.

Aos 8 anos estreou-se nas escolinhas, passou por infantis, iniciados, juvenis, juniores — sempre como capitão — e agora os seniores. Onze anos de paixão pelo clube do coração e um sorriso do tamanho do mundo enquanto fala do seu percurso como jogador.
«Vim morar para o Cacém e o meu irmão, que jogava futsal, disse-me para vir experimentar o futebol 11. Com 8 anos fiz o primeiro treino pelas escolinhas, gostaram e desde aí nunca mais parei, sempre no Atlético do Cacém», disse Ricardo Fernandes.

Sentir que se faz parte
O At. Cacém nasceu no dia 28 de Julho de 1941. Nasceu como clube de bairro, mas depressa, com o esforço dos dirigentes, cresceu para uma referência no concelho de Sintra. Criou um parque desportivo com quatro campos e tem, neste momento, 400 jogadores nos quadros. Uma aposta clara na formação que começa a dar frutos, já que, as portas para os jogadores da casa começam a abrir-se.
A história de Ricardo Fernandes é simples, mas o jogador sente que está a deixar marca importante. «Qualquer jogador sonha em chegar aos seniores. No meu caso, ter passado por todos os escalões é ainda mais importante. Sinto que faço parte deste clube, explicou.

Uma roleta como Zidane
Ricardo Fernandes é um dez típico. Joga de cabeça levantada, a eficácia de passe é acima da média, é exímio nas assistências e começa a ganhar o gosto pela baliza adversária. Há duas semanas, em jogo com o 1.º Dezembro, referente à III Divisão, cavou uma grande penalidade em lance inspirado por... Zidane. Uma roleta que o francês ajudou a eternizar e que, para Ricardo Fernandes, sempre foi um gesto de sonho.
«Todos falam de Maradona, no entanto, para mim, Zidane foi o melhor. É ele que tento imitar», disse Ricardo enquanto trocava passes com os futuros craques do At. Cacém. Miúdos que, na devida proporção , vêem em Ricardo o que Ricardo via em Zidane.

Ricardo entrou no At. Cacém aos 8 anos.
Hoje tem 19 e ainda não conheceu outro clube


Universidade
Ricardo Fernandes é viciado em futebol, não perde um treino e só por lesões, que são raras, falha um jogo. No entanto, consciente das dificuldades para singrar no desporto rei, o médio do já está a precaver o futuro.
«Estou a acabar o 12.º ano e vou seguir Desporto. Tenho o sonho de trabalhar com pessoas portadoras de deficiência e é por isso que vou lutar», explicou o jogador, abrindo apenas uma excepção: «Esse é o meu sonho que quero cumprir. Poderei é adiá-lo se, um dia, surgir um convite de uma equipa profissional. Aí teria de adiar esse trabalho porque o futebol é mesmo uma paixão e jogá-lo ao mais alto nível seria um sonho.»

por Pedro Mendonça no Jornal A Bola

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia ao universo do ACCacém.

Queria em primeiro lugar, deixar aqui, não só os meus parabens ao Ricardo Fernandes, mas igualmente, dizer-lhe que continue pois, mais uma vez o vi jogar no passado domingo e, de facto, pode ter um lrgo futuro á sua frente, assim a sorte o acompanhe.

Mas mais importante que tudo, será, concretizar os seus sonhos e o sonho comanda a vida.

Depois, pretendo igualmente deixar aqui o meu repudio quanto ao trabalho da Direcção, é que, saber aproveitar esta entrevista no Jornal A Bola, a um "miudo" que está connosco há 11 anos de facto, não é para todos.

Então e as fotografias que acompanham a entrevista, aqueles miudos equipados com calções vermelhos e camisolas, pareceu-me Patrick ! ... nã seria bem melhor aparecerem equipados com equipamentos do ACCacem ?

Bom, bem sei que as escolas não são do Clube, mas os miudos jogam pelo Cacém ou não ?

Desculpem mas, no melhor pano cai a nodoa.

Saudações Atleticas,
A. Marques da Silva