Google
 

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Alteração Quadros Competitivos 3ª Divisão

Os sócios da Federação Portuguesa de Futebol, chegaram ontem a um consenso para a alteração dos quadros competitivos, propondo para 2007/08 uma fase intermédia no apuramento do campeão da 2ª Divisão e uma segunda fase na 3ª. A proposta indicada pela comissão delegada das associações de futebol foi a "que recolheu a maioria do plenário" que se reuniu ontem, em Abrantes, com a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), para preparar a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol, no próximo dia 30 de Junho.

No final do encontro o consenso foi obtido após muita discussão em torno das seis propostas definidas para a Assembleia Geral da FPF. Tanto na 2ª como na 3ª Divisões, com séries de 14 equipas, jogam todos a duas voltas e fazem 26 jogos. Na segunda fase, os seis primeiros vão discutir a subida e os últimos oito dividem-se em duas séries de quatro, descendo os dois últimos de cada uma das sub-séries e o pior segundo classificado dessas duas sub-séries".

Na 2ª Divisão, o primeiro classificado da segunda fase de cada série disputa a terceira fase, em que se decide a subida à Liga de Honra e o apuramento do campeão, em sistema de meias-finais a duas mãos e final em campo neutro. Na III Divisão, os dois primeiros de cada série após a segunda fase sobem automaticamente. Na parte de baixo da tabela, propõe-se que os oito últimos de cada série se dividam em duas séries de quatro, de um lado os de classificação ímpar (7º, 9º, 11º e 13º) e de outro os pares (8º, 10º, 12º e 14º), para defender os melhores classificados, colocando-os a jogar com as equipas com menor pontuação na primeira fase, da qual todos transitam com 50 por cento dos pontos. Na época 2008/09 as séries terão 12 clubes, e na segunda fase, seis lutam para subir e seis lutam para descer em sistema de 'play-off'".

A proposta de alteração dos quadros competitivos foi retirada de votação na última Assembleia Geral da FPF, após ter sido aprovado (188 votos a favor, 144 contra e 156 abstenção) um requerimento da Associação de Futebol da Madeira. A retirada da proposta de alteração da Assembleia Geral de Lisboa permitiu uma discussão mais aprofundada em torno de todas as propostas.

Recorde-se que dia 30 será feita uma deliberação final sobre os quadros competitivos para a próxima época.

Sem comentários: