Google
 

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Entrevista com Prof. João Raimundo.

João Raimundo nascido a 1 de Fevereiro de 1976, na freguesia de São Jorge de Arroios, é Professor de Educação Física, com especialização em futebol de alto rendimento, com 31 anos é actualmente o treinador de nível 3 mais novo de Portugal.

Representou como jogador o Sporting Clube de Portugal nas camadas jovens até à idade de júnior, optando depois pelos estudos. Como treinador trabalhou 6 anos no C. F. "Os Belenenses", como treinador principal passando por vários escalões de formação desde os Iniciados aos Juniores, alcançando um 3º lugar no campeonato nacional de juniores. Passou depois pelo Amora F. C . como treinador adjunto da equipa principal, seguindo-se o Atlético do Cacém B na pretérita época.

Prof. João Raimundo como conheceu o Atlético do Cacém ?
Recebi o convite do Prof. Silveira Ramos aquando da sua passagem pelo Cacém para ir para a formação, preferi continuar na altura nos seniores do Amora.
Quando surgiu a oportunidade para treinar a equipa B do Atlético do Cacém, como treinador principal onde poderia utilizar a minha metodologia, organização táctica e colectiva não hesitei.

Qual a sua ideia sobre o At. Cacém ? Direcção, sócios, etc.
Óptima, os sócios estiveram sempre connosco, apesar de não saber como é com a equipa A. Sempre senti apoio dos sócios, técnicos e direcção.

Considera positiva a sua passagem pela equipa B?
Considero bastante positiva. Sem dúvida que fizemos uma época acima das expectativas, apostamos em jogadores da formação dos grandes de Lisboa sem colocação, como o Balão, Neno, Matias e Ivan. Colaborando para a evolução de muitos dos jogadores.
Apesar de alguns contratempos como o facto de metade dos nossos jogos em casa, jogarmos em casa emprestada, a alguma falta de paciência da minha parte para a total incompetência dos árbitros do Distrital, o que fez que em certos jogos não estivesse tão perto da equipa, facto que assumo a responsabilidade e que irei por certo tentar melhorar.

Porque não substituiu o treinador Pedro Valido aquando da sua saída?
Porque não fui convidado.

Dadas os actuais condicionalismos orçamentais do clube com a consequente redução em cerca de 50% do orçamento, foi-lhe difícil construir esta equipa?
O presidente deu o orçamento, tentou fechar com certos jogadores prioritários como o Casquinha, David, Luís Freitas, Hélio, Pedro Augusto, Bruno Andrade e Kadu e a partir daí com a recusa de alguns, ficaram apenas Pedro Augusto, Bruno Andrade, Hélio, David e Casquinha, passando da equipa B, os jogadores Ivan, Hugo Dias e Neno. Decorrem ainda negociações com o Matias e com o Balão.

Não deve ser fácil arranjar jogadores bons e baratos com tantas restrições orçamentais ?
Não, não é fácil, fizemos autênticos milagres, como a contratação do Rodinhas (ex-Amora), considerado o melhor jogador da Série F da 3ª Divisão. O Bruno Andrade foi complicado, o Casquinha foi um grande homem, resumindo não foi fácil.

No plantel que o Atlético Clube do Cacém apresenta esta época, existe muita juventude, qual será a média de idades e como será lidar com esta juventude?
A média de idades rondará os 22/23 anos. Tendo sido esse um dos principais requisitos na escolha deste plantel. Será um plantel jovem, com ambição e carácter, que cumprirá em campo o executado nos treinos. E que nunca virará a cara, e que deixará a pele em campo se necessário.

Não fará falta alguma experiência no decorrer da época?
Não quero acreditar, há jogadores que têm muita experiência mas que são más experiências.
Queremos um modelo de jogo novo, com sistemas tácticos definidos e actuais. Logo mais fácil de assimilar por jogadores jovens sem vícios tácticos, por exemplo um jogador que toda a vida treina e joga em marcação individual terá dificuldade em assimilar novas tácticas, como marcação zonal.
Claro que em certas alturas a "ratice" pode decidir jogos, ser aquele pormenor decisivo, mas isso é o futebol.

Como comenta a dispensa dos jogadores mais carismáticos o Atlético do Cacém, refiro-me a Luís Freitas, Fragata e Kadu?
No caso do Luís Freitas igualamos a proposta da época passada a qual foi rejeitada, o Fragata saiu antes da minha entrada e o Kadu era uma aposta, reduzimos um pouco a proposta a qual ele recusou.

Qual o principal objectivo para a nova temporada?
Gostaria de dizer que era ser campeão, mas combatendo com orçamentos de 15000/20000/30000 mensais dos quais nós estamos longe, é difícil mas eu acredito nos meus jogadores.
A minha equipa tem de ter ambição, estrutura e consistência táctica, e ser uma equipa de grande agressividade. Acredito mais nos predicados tácticos do que no talento individual.

Quais os principais candidatos à subida?
Isso se irá ver em campo.

A vinda destes jogadores, praticamente sem experiência nos nacionais será um entrave a um campeonato tranquilo?
Não é totalmente verdade, são jogadores que a maior parte foram campeões nacionais de juvenis, juniores, alguns internacionais nas camadas jovens. Claro que estamos a falar de um campeonato que por vezes se decide nos bastidores, em que se joga pouco futebol, mas acredito que vamos ganhar mais do que perder.

Na equipa B da pretérita época despontaram e chamaram a atenção de vários clubes alguns jovens como o Matias, o Ivan, o Hugo Dias o Balão.
O Ivan e o Hugo Dias estão certos, o Balão e o Matias sempre continuam?
São promessas mas não certezas, têm que entender qual a altura certa. Um jogador nesta idade é como jogar 1000 € na bolsa, tanto pode valer como não valer. Tenho de defender os jogadores e acredito no valor dos mesmos, mas tenho responsabilidades no clube e defender o mesmo. Como já referi não são os valores individuais que fazem uma equipa, é a equipa, é o grupo.

Nesta época de novas tecnologias, qual a sua opinião acerca do Blog e site não oficial dedicados ao Atlético Clube do Cacém?
Acho fantástico pode ser um meio de promover o clube, os seus jogadores, técnicos e dirigentes. Um meio para dar a conhecer o clube até além fronteiras. o número de visitas que tanto o blog como o site têm representam a grandeza do clube. Logo o clube tem de estar num outro patamar. O Cacém pode ser bem maior que o Real, temos é de ir com calma, consolidar primeiro e depois arrancar.

Prof. João Raimundo muito obrigado por esta entrevista em exclusivo para o Blog do Atlético do Cacém e Site Não Oficial do At. Cacém.
Desejamos a si e aos nossos jovens jogadores os desejos de uma excelente época.

Entrevista por Nuno Sinosgas com a colaboração de Nuno Gaspar.

Esta entrevista é exclusiva do Blog Atlético do Cacém e Site Não Oficial http://accacem.planetaclix.pt .
O conteúdo da mesma só pode ser divulgado se for transcrita, mencionando a respectiva fonte.

Sem comentários: